terça-feira, 15 de março de 2011

Primeiro trabalho da Faculdade tema "Equilíbrio"

Primeiro trabalho do curso de Bacharel em Design na Faculdade FATEB, a aula referente a este trabalho é de Análise do Objeto com o Prof. Benjamim Shiro Yagi.



Parte textual do trabalho:

O equilíbrio é um dos elementos mais importantes no processo de criação, servindo como uma das referências visuais mais fortes para quem interpreta o objeto criado.

A falta de equilíbrio e regularidade em um elemento gráfico gera um desconforto tanto ao emissor quanto ao receptor da informação visual. O receptor costuma buscar um eixo de retas perpendiculares para a área onde olha primeiro e reconhece a presença ou a ausência de equilíbrio da forma.

O projeto elaborado apresenta uma uniforme distribuição dos elementos que os compõem em todos os seus eixos horizontais e verticais.

Todo esse conjunto somado a uma simetria harmoniosa proporciona ao observador um conforto visual, além, de uma sensação de plena segurança e controle.

As peças utilizadas na obra são iguais em todas as suas faces, sendo possível visualizar as mesmas formas em todas suas vistas laterais, diferindo apenas nas cores, preta e branca. A primeira cor (preta) é definida como "a ausência de luz", em cores-luz, ou como "a mistura de todas as cores", em cores-pigmento; já a segunda (branca) é definida como "a cor da luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento.

Através da combinação dessas peças totalmente simétricas em suas formas, porém, de cores diferentes, pode-se fazer uma relação com a união inter-racial, mostrando que todos somos iguais independente de nossa cor e que podemos e devemos, conviver de forma harmônica e pacífica.

A estrutura criada tem como premissa o equilíbrio, apresentando um perfeito encaixe entre todos os seus componentes. Ambas as peças precisam uma da outra para se completar, uma sustenta a outra na base, suas igualdades em suas medidas, mesma altura e espessura, mostram que por mais que suas cores são diferentes, todas são idênticas entre si.

Há simetria em toda sua forma, a parte inferior e a parte superior mesmo que invertidas, o significado da peça continua o mesmo para o observador.

O formato em X da parte inferior serve para melhorar o equilíbrio da peça junto à base, pois desta forma a peça fica mais segura, mais fixa, com menor possibilidade de perder o equilíbrio, e as colunas junto com a parte superior mantêm a estabilidade e a harmonia desejada, deixando assim toda peça em união e o significado de uma complementar a outra.



Rascunhos dos desenhos e a arte final:


3 comentários:

Larissa disse...

Ficou ótimo Lê, adorei!!
PARABÉNS!!
vc jah é um designer!!:)
Amo vc!

Anônimo disse...

Muito bom! Apenas cuidado com a formatação do texto, pois quando recorta e cola do Word pode ocorrer variações do tamanho e do tipo da fonte. Use as ferramentas de edição de texto do blog para consertar isso!

Até!

Você-sabe-quem.

Anônimo disse...

Muito bom seu trabalho, parabéns... continue!