quarta-feira, 30 de março de 2011

Sistema Homem-Máquina no filme Homem de Ferro

Professor: Benjamim

Aula: Ergonomia


O Sistema Homem-Máquina é uma combinação operativa entre homem e máquina, que se complementam para executar função. A partir de informações ou recursos recebidos, são processados e ocasiona em uma ação final.

No filme “Homem de Ferro”, o conceito Homem-Máquina está em toda parte do filme. A estrutura do traje do personagem do filme é mostrada como que ambos (Homem e Máquina) fossem apenas um, toda informação que o usuário do traje precisa para executar uma determinada função é informada nos visores e também em alertas sonoros, indicando algum problema, alguma informação de mira para acertar um determinado alvo e até mesmo em questão de locomoção, no caso se precisar desviar de um objeto.

Essa informação recebida via receptores sensoriais é transmitido para o sistema nervoso central que gera um movimento dos músculos (Ações), o usuário aciona os dispositivos de controle para ter um elemento de saída que seria o resultado recebido pelos receptores sensoriais.

A atuação do sistema Homem-Máquina entre o usuário e o traje é constante, nessa interação é possível verificarmos que existe um sistema fechado, pois todo o sistema do traje fornece informações sobre o seu desempenho e reagi às ações do usuário, essas informações são realimentadas continuamente.

Outra situação do sistema Homem-Máquina é referente os robôs que auxiliam o Anthony Edward “Tony” Stark, na construção, nas manutenções e outras funções que os mesmos realizavam no filme.

Quando Tony Stark montava as peças do traje do Homem de Ferro os robôs executavam serviços como soldas, pintura e outros ajustes, em toda parte estrutural. O computador central também auxiliava Tony Stark tanto na casa quando nas horas de uso do traje, esse computador central calcula rotas, trajetórias, verifica e avisa se existe algum problema no traje, etc.

Com o avanço da tecnologia e a evolução do homem, é possível criar essa situação no dia a dia, embora que criaria o problema “Homem versus Máquina” onde máquinas com grandes avanços tecnológicos dominarão a atuação do Homem. Todo processo que hoje o Homem está hábito para executar, a máquina irá executará com mais precisão, rapidez, tendo uma inteligência artificial, como no filme do Homem de Ferro que é possível verificar essa situação, onde robôs e computadores têm uma inteligência para executar e tomar decisões, onde que o Homem não é mais tão atuante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom trabalho colega de classe... é uma ótima referencia para que saiba se meu trabalhom esta sendo feito corretamente..
Até mais na aula!!!!!

Aa Carolina Figueiredo